O egresso do curso de Engenharia de Produção pode atuar em diversas áreas, abrangendo organizações industriais, comerciais e serviços. Integrado a esse contexto, o curso de Engenharia de Produção tem papel fundamental na região, contribuindo para o seu desenvolvimento.
O curso superior de Engenharia de Produção visa formar profissionais capazes de projetar, desenvolver, implementar e melhorar sistemas produtivos/operacionais integrados (pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia) considerando visão holística, humanista, criativa e flexível. Tais profissionais se caracterizam por melhorar o desempenho organizacional através de decisões proativas e empreendedoras. Poderão atuar em organizações industriais, comerciais e serviços, sendo capazes de:
– Projetar soluções efetivas para necessidades organizacionais, visando a inovação, cooperação e ética;
– Valorizar as necessidades dos usuários (proprietários, acionistas, clientes, fornecedores e colaboradores) considerando aspectos globais, políticos, econômicos, sociais e culturais;
– Atuar em todo o ciclo de vida de produtos (bens e serviços), de componentes, sistemas e processos, considerando novas tecnologias, melhoria contínua e o desenvolvimento sustentável. Considerando o curso de Engenharia de Produção e suas diversas disciplinas, pode-se afirmar que o aluno compreende o processo de desenvolver um produto, considerando todas as suas etapas. Este produto abrange desde a sua concepção, até a sua fabricação, passando pelo detalhamento do projeto, o qual considera o uso e o descarte deste produto, englobando, portanto, todo o ciclo de vida do produto.