Grupos de Pesquisa

Procedimentos para a criação de um Grupo de Pesquisa

1) Devem ser atendidas as diretrizes estabelecidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) para a criação de um grupo de pesquisa na UTFPR.

2) Não deve haver grupo de pesquisa de caráter similar já cadastrado na UTFPR Campus Curitiba (vide relação no final desta página).

3) Atendidos os passos 1 e 2, encaminhar por as seguintes informações sobre o grupo que pretende cadastrar:
  –   Nome do grupo:
  –   Líder(es):
  –   Qual dos critérios a seguir respalda o cadastramento do(s) líder(es)? Um critério apenas já é suficiente:
 (  )  Ser bolsista produtividade do CNPq;
 (  )  Ser pesquisador vinculado a pelo menos um programa de pós-graduação stricto sensu da UTFPR;
 (  )  Ser doutor e estar vinculado formalmente a projeto de elaboração de um futuro programa de pós-graduação stricto-sensu;
 (  )  Ser doutor ou mestre e ter projeto de pesquisa ou de extensão – inclusive PIBIC, PIBITI, Ações Afirmativas, etc. – aprovado nos últimos cinco anos na Instituição;
 (  )  Ser formalmente indicado por Departamento Acadêmico ou Coordenação de Curso para a constituição de grupo emergente com finalidade específica de pesquisa ligada a esta unidade acadêmica. Anexar o documento ao pedido de cadastramento do grupo.

   Área de conhecimento predominante:
  –   Número estimado de pesquisadores que participarão deste grupo:
  –   Número estimado de estudantes que participarão deste grupo:
  –   Objetivos gerais do grupo:
  –   Linhas de pesquisa:

4) A DIRPPG solicita à PROPPG o cadastramento junto ao CNPq do(s) líder(es) do grupo de pesquisa. OBS: o(s) líder(es) de grupo de pesquisa precisa(m) necessariamente fazer parte do quadro permanente de servidores da instituição.

5) Após o cadastramento, o primeiro líder preenche as informações do grupo na página http://dgp.cnpq.br/dgp e envia os dados ao CNPq para certificação pela instituição. 

        IMPORTANTE:

  • O preenchimento das informações sobre o grupo deve ser o mais completo possível (informações de estudantes, laboratórios, técnicos, lista de equipamentos, linhas de pesquisas, pesquisadores, egressos, e outras).
  • Para grupos recém-estruturados o campo “Repercussões dos trabalhos do grupo” deve ser preenchido com uma descrição sucinta dos principais objetivos do grupo (repercussões esperadas do grupo). O conteúdo deste campo deve ser alterado pelo líder na medida em que ocorra a maturação das pesquisas, passando a indicar projetos aprovados em editais, eventos organizados e publicações relevantes decorrentes das pesquisas.
  • Utilizar, preferencialmente, endereços e e-mails institucionais.
  • A DIRPPG deve ser informada por e-mail sobre a conclusão desta etapa, anexando o link referente ao espelho das informações do grupo, caso contrário o grupo permanecerá com o status “aguardando certificação pela instituição”.

6) A DIRPPG verifica as informações, indica eventuais necessidades de ajuste e, quando todas as pendências estiverem resolvidas a DIRPPG solicita que a PROPPG realize a certificação do grupo pela instituição. 

        OBSERVAÇÕES ADICIONAIS:

  • Caso um líder já cadastrado resolva criar um novo grupo de pesquisa ou decida transmitir a outro pesquisador a liderança de um grupo previamente certificado pela instituição, o processo de certificação passa necessariamente pela revisão das informações pela DIRPPG. Portanto, após o envio das informações ao CNPq deve ser encaminhado , solicitando a certificação, tendo na mensagem o link da página que espelha as informações do grupo.
  • Caso, futuramente, o(a) líder resolva alterar o nome do grupo de pesquisa ou mesmo excluir o grupo, a DIRPPG deve ser comunicada para que atualize essa informação. Após enviar os dados do grupo ao CNPq com o nome do grupo alterado, basta encaminhar um e-mail para a DIRPPG informando que ocorreu essa alteração, colocando na mensagem o link da página espelho do grupo.

No caso de dúvidas favor entrar em contato com a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

  • São 211 os grupos de pesquisa certificados pela UTFPR Campus Curitiba, nas seguintes áreas de conhecimento:

Astronomia

Ciência da Computação

Física

Matemática

Probabilidade e Estatística

Química

Administração

Arquitetura e Urbanismo

Comunicação

Desenho Industrial

Direito

Planejamento Urbano e Regional

Engenharia Biomédica

Engenharia Civil

Engenharia de Materiais e Metalurgia

Engenharia de Produção

Engenharia Elétrica

Engenharia Mecânica

Engenharia Sanitária