Iniciação Científica
O Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica serve como incentivo para iniciar pesquisas científicas em todas as áreas de conhecimento. O programa é apoiado pelo CNPq, Fundação Araucária e UTFPR com a concessão de bolsas (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), mas os alunos de graduação também podem participar como voluntários.
Os projetos de pesquisa nos quais os estudantes participam devem ter qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada por um pesquisador qualificado. A participação nestes projetos fornece um retorno aos bolsistas na sua formação, despertando vocação científica e incentivando na preparação para ingressar na pós-graduação stricto sensu.
Objetivos do programa
- Despertar vocação científica, incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação e contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores.
- Propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos de graduação.
- Estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação.
- Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa.
- Contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.
- Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica tecnológica e artística-cultural.
- Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
FAQ
– Principais dúvidas sobre iniciação científica –
Estudantes da Graduação da UTFPR e Instituições de Ensino Superior parceiras, nas modalidades PIBIC, PIBIC-AF, PIBIT e PIVIC (voluntário).
Estudantes de escolas públicas ou privadas de Ensino Médio, na modalidade PIBIC EM – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio.
Os estudantes são indicados pelo Pesquisador (Orientador) de acordo com os editais institucionais vigentes. Para participar, o estudante pode se informar com os professores do seu curso de graduação e conhecer os projetos desenvolvidos, ou ainda consultar os projetos atuais no portal e contatar o responsável, demonstrando interesse em participar.
O vínculo é de 12 meses, normalmente tem início nos meses de Agosto-Setembro. Para obter a certificação, o aluno deverá ter atuado nas atividades previstas no Plano de Trabalho por um período mínimo de seis (06) meses e cumprir com as demais condições estabelecidas no Edital.
Os certificados já emitidos estão disponíveis no link de Lista pública da UTFPR .
- Em ano* indicar o ano da participação, por exemplo se participou do edital 2021/2022, pode ser indicado *2021 ou 2022
Os projetos são homologados através de um edital de fluxo contínuo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. As orientações podem ser verificadas na área de Projetos no Portal da UTFPR.
Sim, é possível. O assunto é regulamentado na UTFPR pela RESOLUÇÃO CONJUNTA Nº 01/2020, DE 02 DE JUNHO DE 2020, em seu Art. 16, confira o edital na íntegra.