Dalem Didático Projeto

Projeto

A maior parte do material disponível neste site vem de unidades curriculares práticas do curso de Licenciatura em Letras Inglês da UTFPR Curitiba, como Metodologia de Ensino, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, ou de projetos em que nossos alunos participam. O curso oferta disciplinas e projetos práticos na área de ensino, possibilitando ao e à estudante uma preparação para o mercado de trabalho. 

A disciplina de Metodologia de Ensino e Tecnologia, ofertada no quarto período do curso, abrange teorias de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, métodos de ensino, avaliação e o uso de tecnologias educacionais em sala de aula. Ela se baseia em concepções de linguagem e língua que refletem a diversidade de visões do processo de ensino e aprendizagem. Os e as estudantes exploram abordagens, conceitos didáticos e aplicam recursos tecnológicos buscando efetividade. Ou seja, avaliando continuamente o progresso de todo o processo por meio de atividades, tais como projetos, exercícios interativos e manejo de outros gêneros de materiais didáticos.

As disciplinas de Prática de Ensino e Tecnologia 1 e 2 estão atualmente no quinto e sétimo períodos. Na primeira parte da disciplina, discutimos e praticamos diferentes formas de ensinar-aprender a língua inglesa; isso a partir das habilidades de leitura, escrita, compreensão e produção oral, observando bem a gramática, o vocabulário e a pronúncia. Nessa disciplina também se aprende que língua e cultura são interligadas – imiscuídas uma na outra – e que isso é essencial na hora de ensinar um idioma. Já na segunda parte da matéria são feitas diversas práticas em sala de aula, desde o planejamento até a aplicação, com cenários diferentes, incluindo também ambientes virtuais.

O Estágio Supervisionado é uma disciplina dividida em três partes, sendo ofertada no sexto, sétimo e oitavo períodos. Tem por finalidade: a complementação do ensino-aprendizagem da e do estudante; a adaptação psicológica e social a sua futura atividade profissional; o treinamento para facilitar sua futura absorção pelo mundo de trabalho; e sua orientação na escolha de sua especialização profissional.

A disciplina de Estágio Supervisionado I abrange o estudo de documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCNs, e as Diretrizes Estaduais de Ensino. Elaboramos planos de aula. Refletimos criticamente sobre o processo de ensino-aprendizagem. Realizamos observações e regências de aulas, preferencialmente no Ensino Fundamental 2. Em Estágio Supervisionado II, retomamos os estudos dos documentos oficiais sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa, concentrando-nos na Base Nacional Curricular Comum, a BNCC. Também desenvolvemos planos de aula, materiais didáticos, gerência de sala de aula e avaliação de situações de ensino-aprendizagem. Além disso, realizamos observações e regências de aulas, preferencialmente no Ensino Médio. Por fim, no Estágio Supervisionado III são planejadas e elaboradas oficinas ministradas à comunidade interna e externa à universidade.

Além das disciplinas citadas, o curso desenvolve projetos, como o PIBID, a Residência Pedagógica (RP) e o Licenciando. Agradecemos à CAPES pelas bolsas concedidas no PIBID e RP, e também à UTFPR pela verba destinada ao Licenciando. Sem esses projetos fundamentais de valorização às Licenciaturas, este site não seria possível.

O PIBID possibilita a formação prática de discentes, os levando a observar, planejar e ministrar aulas em escolas públicas, mas de uma forma mais inicial do que a RP. Segundo a CAPES, “o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, MEC, e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira”.

A Residência Pedagógica, tal como o PIBID, é uma possibilidade de experiência prática do ensino da língua inglesa, orientada não apenas por um professor da universidade, mas também por professores da rede pública de ensino. Através dessa experiência, a e o estudante completam três módulos de seis meses cada, divididos em observações e regências na escola e discussões teóricas e práticas com o ou a orientadora e o grupo de residentes. As leituras e discussões abrangem estratégias de ensino de habilidades como leitura, escrita e fala, como realizar feedback e como trabalhar as diferentes culturas encontradas em uma sala de aula, crenças, emoções, motivação e outros tópicos. A BNCC é analisada e discutida e a criação de REAs é iniciada. Toda essa experiência propicia a oportunidade de aprender na prática a empregar toda a teoria discutida em sala de aula. O material deste site contém REAs preparados nas edições de PIBID e RP do edital de 2020 e de 2022.

Por fim, o Projeto Licenciando (PROGRAD-UTFPR) objetiva selecionar propostas que desenvolvam ações, no âmbito das escolas da educação básica, sobre a prática pedagógica de licenciandos e que propiciem a produção de conhecimento sobre a prática pedagógica, no âmbito da UTFPR. O DALEM participou em 2022 com o projeto “O uso de jogos educacionais nas aulas de língua inglesa na escola pública” e em 2023 com “Produção de materiais didáticos para ensino de língua inglesa com diferentes mídias”.

Outros projetos que envolvem nossos alunos da Licenciatura em Letras Inglês são os projetos de extensão. O projeto Aquisição e Ensino de Inglês como Língua Estrangeira também colabora com material para este site através de duas ações específicas. A primeira engloba materiais produzidos por nossos English Teaching Assistants (parceria com a CAPES e Fulbright) a partir de cursos ofertados para nossos alunos e comunidade externa. Parte do material criado para essas aulas encontra-se disponível nas abas Aspectos culturais e Conversação. Já a partir da ação de extensão Oficinas de inglês para crianças em vulnerabilidade social, nossos alunos criam materiais e ministram aulas de inglês para crianças em contraturno escolar na Associação Sonhar, em Curitiba. Esse material está disponível na aba Ensino de inglês para crianças.