Ensino de Química: Oficina

Inscrições: – ENCERRADAS

Período do curso: Turma 1 – 04/11/19 a 25/11/2019;
Turma 2 – 05/11/19 a 26/11/19

Horários: Turma 1: segundas, 09h30 às 11h30;
Turma 2: terças, 13h30 às 15h30

Local: UTFPR Sede Ecoville

Público alvo:
Alunos de Licenciatura em Química de qualquer Universidade

Objetivo:
* Problematizar as percepções de alunos de Licenciatura em química sobre atividades experimentais multissensoriais no ensino de química.
* Compreender as necessidades formativas dos professores de Química para a inclusão do aluno com deficiência visual.
* Adaptar experimentos químicos, possibilitando ao aluno com deficiência visual uma aprendizagem mais efetiva e significativa e ao mesmo tempo permitir uma maior integração e inclusão.

Conteúdo programático:
* Conceitos de inclusão, Conceitos de currículo de Química e de Ciências, Política Nacional de Educação Especial. Ensino Inclusivo no Estado do Paraná.
* Conceito de deficiência visual no aspecto jurídico e social, Experimentação e o ensino de ciências, Didática multissensorial no ensino de química.
* Currículo de química e a inclusão, Flexibilização de práticas experimentais em sala de aula.
* A formação de professores e os conhecimentos necessários sobre o processo de inclusão do aluno deficiente visual em classe regular.

Metodologia:

Os conteúdos serão trabalhados de forma expositiva, possibilitando discussões, roda de conversa, assim como produções escritas, realizadas pelos participantes.
* Serão adaptados experimentos de livros didáticos de química, assim como haverá a possibilidade da elaboração de novos, utilizando a sala de aula, materiais de baixo custo e até mesmo a confecção destes, para o desenvolvimento e reprodução dos experimentos.
* A oficina será desenvolvida em sala de aula, assim como os experimentos apresentados serão executados no mesmo espaço, a fim de aproximar a realidade vivenciada por muitas escolas que não possuem laboratório e materiais específicos para o desenvolvimento de atividades experimentais.

Instrutores:

Profª. Franciane de Fátima Foques
Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando como professora de química em instituições públicas e privadas de 2013 a 2018. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET), desenvolvendo pesquisa na área do ensino inclusivo.

Valor: As inscrições são gratuitas! Por isso, ao se inscrever, lembre que está ocupando uma vaga, e tenha consciência que o curso deverá ser levado até o final!

Haverá certificação aos participantes que possuírem no mínimo 75% de presença.

INSCRIÇÕES: http://bit.ly/31kNSgw