Engenharia da Confiabilidade

Engenharia da Confiabilidade

Probabilidade e Estatística

Ementa: Conceitos introdutórios de Probabilidade e Estatística; Probabilidade: espaços amostrais e eventos, teoremas e axiomas, eventos mutuamente exclusivos, independentes, probabilidade condicional, teorema de Bayes; Variáveis Aleatórias Discretas e Contínuas; Distribuições de Probabilidade Discretas e Contínuas: Binomial, Poisson, Gama, Normal, Log-Normal, Exponencial e Weibull; Amostragem Aleatória e Descrição de Dados: diagramas de ramo e folhas, distribuições de frequência e histogramas, diagramas de caixa, gráficos sequenciais temporais, gráficos de probabilidade; Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros; Teste de Hipóteses; Regressão Linear e Correlação.

Introdução à Engenharia da Confiabilidade

Ementa: Metodologias para Análise Falhas; Conceituação da falha; Análise das Causas Raízes da Falha (RCA – Root Cause Analysis); Coleta de dados sobre as falhas: métodos e fontes; Reliability interview; Etapas do processo de análise; PDCA (Plan, Do, Check, Action); 5W2H (What, When, Where, Why, Who, How, How Much); Brainstorm; Diagrama de Ishikawa; Diagrama de Pareto; Matriz GUT; Técnica dos Porquês; Relatório das 3 Gerações; Método Jack-Knife; Introdução a Gestão de Ativos suportada pela Engenharia da Confiabilidade; Metodologia para planejamento, implementação, execução e realimentação dos métodos de análise de falhas abordados.

Análise de Dados de Vida

Ementa: Conceito de Sistema; Definição de Dependabilidade; Representação Matemática da Confiabilidade; Densidade de Probabilidade; Função Probabilidade Acumulada; Função Confiabilidade; Taxa Condicional de Falha; Tipos de dados de vida de produtos e sistemas: apresentação e definições, dados completos, dados suspensos, dados censurados a direita, dados censurados a esquerda, dados censurados em um intervalo, dados agrupados. Inferência: teoria, métodos para estimação de parâmetros e utilização de papéis probabilísticos; Mantenabilidade e Suporte a Manutenção; Disponibilidade de Sistemas. Modelagem e Simulação de Dados de Vida;

Confiabilidade de Sistemas

Ementa: Conceito de Sistema; Diagrama de Blocos; Classificação geral de redundâncias e suas características; Análise e Modelagem de Sistemas Simples: Série, Paralelo, Misto, K de N, Standby e Load Sharing; Confiabilidade de Sistemas Complexos: decomposição, eventos espaciais, caminho crítico (grupo de ligação e grupo de corte), Árvore de Eventos + Tabela Verdade; Confiabilidade de Sistemas Dinâmicos; Análise Qualitativa e Quantitativa por Árvore de Falhas (FTA – Fault Tree Analysis).

Delineamento de Experimentos

Ementa: Introdução ao Delineamento de Experimentos (DOE), Seis Sigma, Filosofia Taguchi, Limites de tolerância e sua importância, Função Perda da Qualidade, Robustez de Projetos e Processos, Variabilidade, Planejamento Fatorial 2k (Cálculo de efeitos principais e significância dos efeitos, Gráfico de Pareto, Interações e sua importância na análise), Planejamento Fatorial Fracionado (Diminuindo o número de experimentos, Benefícios e prejuízos do Fatorial Fracionado), Ferramentas Estatísticas (Análise descritiva, Experimentos comparativos, Teste de médias, Análise de variância (ANOVA), Teste de variâncias, Correlação), Introdução à Superfície de Resposta, EVOP (Evolutionary Operation), Estudo de Casos.

Otimização da Disponibilidade de Sistemas

Ementa: A importância dos componentes e subsistemas (e/ou modos de falha) para a confiabilidade do sistema global. Alocação Ótima de Confiabilidade. Determinação da confiabilidade dos componentes para alcançar a confiabilidade meta para o sistema. Introdução a Simulação. Análises de Sistemas Reparáveis. Fundamentos da Mantenabilidade e da Disponibilidade. Introdução a teoria da renovação. Introdução a Mantenabilidade. Reparos imperfeitos. Definições de Disponibilidade. Introdução aos Princípios de Manutenção Preventiva. Simulação Avançada. Análise e Melhoria da Confiabilidade de Sistemas. Análises de “Throughput”. Identificação de gargalos. Processando Reserva (Backlog).

Custos do Ciclo de Vida

Ementa: Introdução: características dos ativos de produção, vida dos ativos, filosofia geral de substituição de ativos, custos que surgem ao longo do uso dos ativos; Desafios gerenciais envolvendo a gestão de ativos: momento ótimo de realizar a substituição de um ativo, impacto da substituição dos ativos existentes nos indicadores financeiros (ROA e ROE), com considerar o risco; Matemática financeira aplicada à gestão de ativos; Indicadores do fluxo de caixa e sua interpretação; Avaliação econômica de alternativas: custos de oportunidades, comparação de alternativas, período de retorno (pay-back), custos esperados de alternativas, vida econômica de um equipamento; Classificação dos projetos de aquisição/substituição de equipamentos; Como elaborar o fluxo de caixa operacional de um equipamento; Análise dos componentes do fluxo de caixa gerados por equipamentos industriais; Tomada de decisão pelo método do Custo do Ciclo de Vida (LCC); Análise de Confiabilidade, Mantenabilidade e Disponibilidade e seu relacionamento com o LCC; Estudo de casos.

Análise de Gerenciamento de Riscos

Ementa: Fundamentos de análise de risco; Análise qualitativa de riscos: técnicas e metodologias de análise; Análise quantitativa de riscos: técnicas e metodologias de análise; Avaliação de risco: técnicas de avaliação e metodologias; Gerenciamento de risco: objetivos, conceitos e metodologias; Implantação e auditoria de programas de prevenção de riscos; Análise de Risco e Simulação de Eventos Estocásticos.

Confiabilidade Humana

Ementa: Conceitos e definições relacionados à confiabilidade humana; Aspectos sensoriais e cognitivos relacionados à confiabilidade humana; Relação homem-máquina; Comportamento humano; Classificação das falhas humanas; Análise e quantificação da confiabilidade humana; Análise de risco considerando as falhas humanas; Determinação de descritores matemáticos usando o julgamento de especialistas; Limitações dos modelos de quantificação; Técnicas de modelagem da confiabilidade humana; Estratégias para redução dos riscos de falha humana nas tarefas de manutenção; Monitoramento da confiabilidade humana.

Ensaios Acelerados de Vida

Ementa: Introdução e Visão Geral dos conceitos e metodologias da análise dos dados de vida e ensaios acelerados; Tipos de ensaios acelerados; Aplicação de ensaios acelerados; Modelos de ensaios acelerados e análises (carregamento: simples, com múltiplos fatores de estressamento, com carregamentos variáveis no tempo). Análise dos ensaios acelerados de vida quantitativos: método MLE; obtenção da pdf para o uso normal com estressamento constante e variável no tempo. Métodos de teste de vida acelerados e considerações no delineamento de testes. Degradação acelerada e envelhecimento.

Crescimento da Confiabilidade

Ementa: Conceitos básicos do crescimento monitorado da confiabilidade; Tipos de dados no crescimento monitorado da confiabilidade; Planejamento e gerenciamento do crescimento da confiabilidade: estratégias para gerenciamento da confiabilidade no desenvolvimento e testes de novos produtos; desenvolvimento de curvas de crescimento ideais e planejadas; estimativa da confiabilidade inicial e do potencial de crescimento. Modelos para Análise do Crescimento da Confiabilidade: Duane, Crow, Crow estendido, Lloyd – Lipow, Gompertz padrão e modificado, Logístico. Aplicações dos Conceitos do Crescimento da Confiabilidade no Desenvolvimento de Produtos: exemplos e estudo de casos.

Manutenção Centrada na Confiabilidade

Ementa: Aspectos Gerais da Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC): definições, histórico, novos paradigmas da MCC, as questões respondidas pela MCC; Processo de Implantação e Auditoria; Etapas para implantação da MCC: Etapa 0: Adequação da MCC; Etapa 1: Preparação; Etapa 2: Seleção do Sistema e Coleta de Informações; Etapa 3: Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos (FMEA – Failure Modes and Effects Analysis); Análise dos Modos de Falha seus Efeitos e sua Criticidade (FMECA – Failure Modes, Effects and Criticality Analysis); Etapa 4: Seleção das Funções Significantes e Classificação de seus Modos de Falha; Etapa 5: Seleção das Tarefas de Manutenção Aplicáveis e Efetivas; Etapa 6: Definição dos Intervalos Iniciais e Agrupamento das Tarefas de Manutenção; Etapa 7: Redação do Manual e Implementação; Etapa 8: Acompanhamento e Realimentação; Otimização de programas de MCC: intervalo ótimo para ações preventiva, corretivas e de inspeção; Medidas de desempenho dos sistema; Auditoria de programas de MCC.