Disciplinas

1. Arquitetura ARM: 25h
Desenvolver sistemas microcontrolados fazendo uso de seus periféricos integrados e interfaces.
Programar sistemas microcontrolados utilizando linguagem de alto nível. Utilização de sistema
de desenvolvimento para simulação e emulação de software para microcontrolador. Entrada e
saída de modo geral. Interfaceamento com LCD e teclas. Drivers. Acionamento de motores DC,
de passo e servos. Modos de interrupção, configurações e aplicações. Modos de temporizadores
e contadores, configurações e aplicações. Modos de interrupção, configurações e aplicações.
Métodos de conversão analógica-digital e digital-analógica. Protocolos de comunicação serial.
Experimentos de programação (simulação e emulação). Experimentos práticos.

2. Compatibilidade Eletromagnética em Cabeamentos: 20h
Introdução a Compatibilidade Eletromagnética, Crosstalk ou Diafonia, Emissões e Suscetibilidade
Irradiada, Emissões Conduzidas.

3. Fundamentos de Sistemas Digitais: 30h
Sistemas numéricos, Circuitos combinacionais, Circuitos sequenciais, Microprocessador X
microcontrolador, Principais arquiteturas, Principais periféricos.

4. Métodos, Processos e Ferramentas para Desenvolvimento de Software
Automotivo: 50h
A implementação de funções veiculares baseada em software fornece liberdade sem precedentes
de conceito e projeto. No entanto, o desenvolvimento do automóvel exige a acomodação de pré-requisitos
contrastantes – tais como maiores exigências de segurança e confiabilidade versus limites de custo mais
baixos, ciclos de vida mais longos do produto versus tempos de desenvolvimento mais curtos – juntamente
com a crescente proliferação de variantes de modelo. A engenharia de software automotiva estabeleceu
sua posição no centro desses opostos aparentemente conflitantes. Engenharia de software automotiva
é uma área da computação aplicada a sistemas veiculares que trata da especificação, desenvolvimento e
manutenção de software aplicado aos sistemas automotivos terrestres. Considera-se a aplicação de
metodologias, processos, ferramentas e padrões que contribuam para o domínio seguro do uso de sistemas
elétricos, eletrônicos e software no veículo contemporâneo tara todo o ciclo para desenvolvimento de um
produto que se caracteriza pela concepção, projeto, produção e manutenção. A engenharia de software
automotiva proporciona assim ter um produto eletronicamente controlado com melhor qualidade e
desempenho de forma atender aos requisitos multiobjectivos estabelecidos previamente em nível de cliente
e regulamentações. Este curso proporciona aos participantes o conhecimento e aprimoramento de métodos,
processos, ferramentas e padrões para o desenvolvimento, produção e manutenção de software automotivo.

5. Noções de Dinâmica Veicular: 30h
Pneus, Dinâmica longitudinal, vertical e lateral, Suspensões, Sistemas de direção, Capotamento.

6. Processamento de Sinais: 30h
Apresentar os principais conceitos de sinais e sistemas contínuos. Explanar os conceitos
oriundos da Álgebra de Blocos e da Teoria de Sistemas. Trabalhar os princípios de convolução
e a modelagem matemática, bem como os efeitos práticos dos diversos tipos de filtros analógicos.
Apresentar os conceitos de discretização de sinais e sistemas, bem como o ferramental matemático
necessário para tal. Apresentar os filtros digitais de Butterworth, de Chebyschev e de Bessel
bem como suas aplicações.

7. Projeto Final: 10h
Conceituação de artigo científico e conceitos de Pesquisa, elementos, etapas e tipos de pesquisa,
estrutura de um artigo científico, normas brasileiras e institucionais de formatação, citação e
referências, fontes de informação para artigos.

8. Redes de Comunicação Automotiva: 30h
Introdução a redes veiculares, Características de protocolos veiculares, RS485 RS422,
Barramento CAN.

9. Seminários Direcionados: 75h
      – Normas e Emissões: 30h
      – Telemetria e Troubleshooting: 15h
      – Carros Elétricos/Híbridos: 30h

10. Sensores e Atuadores Automotivos: 30h
Partindo-se do Sistema Internacional de Medidas [SI], apresentar as grandezas físicas fundamentais
das quais derivarão as grandezas secundárias, relacionadas ao conceito de medir/medição, calibração,
erros de medição, precisão, exatidão. Conceitos de Extensometria aplicados na criação de sensores de
pressão e força, torque. Revisão de conceitos fundamentais como resistivo, capacitivo, indutivo,
piezo-elétrico, piezo-resistivo, Hall, temperatura, pressão entre outros. Sensores ópticos, termopares,
acelerômetros, MEMS (micro-electro-mechanical systems).

Breve visão sobre motores de combustão Otto/Diesel, sistemas de injeção de combustível, ciclos de
combustão e sincronização dos motores mecânicos equipados com sensores e unidades de
controle eletrônico.

Software embarcado e unidades de controle eletrônico, detecção de falhas (diagnose), barramentos CAN,
legislação de segurança para veículos autônomos (ISO 26262).

11. Sistemas de Controle: 30h
Sistemas de Controle; Modelagem de Sistemas de 1ª Ordem; Modelagem de Sistemas de 2ª Ordem;
Identificação de Sistemas Determinísticos; Identificação de Sistemas Estocásticos; Ações de Controle;
Controladores PID; Métodos de Sintonia; Discretização de Controladores PID; Arranjos de Controle
PID Discreto.

Carga horária total de 360h.