Disciplinas

Carga Horária:
25h

Programa:
Desenvolver sistemas microcontrolados fazendo uso de seus periféricos integrados e interfaces. Programar sistemas microcontrolados uti lizando linguagem de alto nível. Utilização de sistema de desenvolvimento para simulação e emulação de software para microcontrolador. Entrada e saída de modo geral. Interfaceamento com LCD e teclas. Drivers. Acionamento de motores DC, de passo e servos. Modos de interrupção, configurações e aplicações. Modos de temporizadores e contadores, configurações e aplicações. Modos de interrupção, configurações e aplicações. Métodos de conversão analógica-digital e digital-analógica. Protocolos de comunicação serial. Experimentos de programação(simulação e emulação). Experimentos práticos.

Bibliografia:
1.YIU, J. The Definitive Guide to the ARM® Cortex-M3. 2. ed. Kidlington: Newnes, 2009. ISBN: 978-1856179645
2.VALVANO, J. W. Embedded Systems: Introduction to Arm® Cortex™-M Microcontrollers, Volume 1. 5.ed. Columbia, 2017. ISBN: 978-1477508992
3.MARTIN, T.. The Designer’s Guide to the Cortex-M Processor Family. 2. ed. Newnes, 2016. ISBN: 978-0081006290.
4.TOCCI, R. J.; WIDMER, N. S.; MOSS, G. L. Sistemas Digitais: Princípios e Aplicações. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. ISBN: 978-8576059226
5.PEDRONI, V. A. Eletrônica Digital Moderna e VHDL. 1. ed. Campus, 2010. ISBN: 978-8535234657

Carga Horária:
20h

Programa:
Introdução a Compatibilidade Eletromagnética, Crosstalk ou Diafonia, Emissões e Suscetibilidade Irradiada, Emissões Conduzidas

Bibliografia:
1. HALLIDAY, D. Fundamentos de física,v.3 eletromagnetismo São Paulo, LTC, 2016.
2. EDMINISTER, J. A., Eletromagnetismo. Editora: Bookman, Porto Alegre, 2015.
3. LOPES, G. L. Eletromagnetismo SAGAH, Porto Alegre, 2018
4. OLIVEIRA, N. A. Eletromagnetismo: teoria e aplicações Editora: LTC, Rio de Janeiro, 2019.
5. HAYT Jr., W. H., BUCK, J. A. Eletromagnetismo, Editora AMGH, Porto Alegre, 2013.

Carga Horária:
50h

Programa:
A implementação de funções veiculares baseada em software fornece liberdade sem precedentes de conceito e projeto. No entanto, o desenvolvimento do automóvel exige a acomodação de pré-requisitos contrastantes – tais como maiores exigências de segurança e confiabilidade versus limites de custo mais baixos, ciclos de vida mais longos do produto versus tempos de desenvolvimento mais curtos – juntamente com a crescente proliferação de variantes de modelo. A engenharia de software automotiva estabeleceu sua posição no centro desses opostos aparentemente conflitantes. Engenharia de software automotiva é uma área da computação aplicada a sistemas veiculares que trata da especificação, desenvolvimento e manutenção de software aplicado aos sistemas automotivos terrestres. Considera-se a aplicação de metodologias, processos, ferramentas e padrões que contribuam para o domínio seguro do uso de sistemas elétricos, eletrônicos e software no veículo contemporâneo tara todo o ciclo para desenvolvimento de um produto que se caracteriza pela concepção, projeto, produção e manutenção. A engenharia de software automotiva proporciona assim ter um produto eletronicamente controlado com melhor qualidade e desempenho de forma atender aos requisitos multiobjectivos estabelecidos previamente em nível de cliente e regulamentações. Este curso proporciona aos participantes o conhecimento e aprimoramento de métodos, processos, ferramentas e padrões para o desenvolvimento, produção e manutenção de software automotivo.

Bibliografia:
1. ROQUETTE, J. H., A Aplicabilidade do Behavior Driven Development (BDD) para teste de software automotivo em nível de modelo funcional, Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, Ponta Grossa, 2018.
2. GUIMARÃES, A. A. Eletrônica Embarcada Automotiva. Editora Érica. ISBN: 9788536501574. 2013.
3. SANTOS, M. M. D. Redes de Comunicação Automotiva – Características, Tecnologias e Aplicações. Editora Érica. 2014.
4. NUNES, L. R. Projeto e validação de software automotivo com método de desenvolvimento baseado em modelos, Tese de Doutorado, Ponta Grossa, 2017.
5. OLIVEIRA, L. P. Uma abordagem interativa para auxiliar no diagnóstico automotivo, Tese de Doutorado, Curitiba, 2017.

Carga Horária:
30h

Programa:
Sistemas numéricos, Circuitos combinacionais, Circuitos sequenciais, Microprocessador X microcontrolador, Principais arquiteturas, Principais periféricos

Bibliografia:
1. TOCCI, R.; WIDMER, N.; MOSS, G. Sistemas Digitais: Princípios e Aplicações. 12ª edição, Pearson, 2019.
2. SOUZA, D. B. C.; et. al Sistemas Digitais. Porto Alegre: SER – SAGAH, 2018.
3. CAPUANO, F. G. Sistemas digitais: circuitos combinacionais e sequenciais São Paulo: Ercia, 2014.
4. DIAS, Morgado Sistemas digitais: princípios e prática; Lisboa: FCA, 2011
5.OPPENHEIM, Alan V., Processamento em Tempo Discreto de Sinais. Pearson Education, 3ª edição,2013.

Carga Horária:
30h

Programa:
Pneus, Dinâmica longitudinal, vertical e lateral, Suspensões, Sistemas de direção, Capotamento

Bibliografia:
1. SGARBI, W. M. Um estudo sobre modelagem de dinâmica veicular utilizando análise multicorpos, UFRGS, Porto Alegre, 2014.
2. EDUARDO, G. P. Neuro-controlador ótimo por algoritmos genéticos para múltiplos sistemas ativos de dinâmica veicular em guinada, Universidade de São Paulo – USP, 2009.
3. DAUDT, L. S. Implementação de circuitos e obstáculos em um software de simulação dinâmica veicular, UFRGS, Porto Alegre, 2016
4. DAUDT, L. S. Desenvolvimento do manual do usuário para um software de simulação dinâmica veicular UFRGS, Porto Alegre, 2015.
5. BOTOSSO, A. C. Avaliação do efeito da rigidez estrutural sobre a dinâmica veicular, Biblioteca digital de teses e dissertações da USP, São Paulo 2015.

Carga Horária:
30h

Programa:
Apresentar os principais conceitos de sinais e sistemas contínuos. Explanar os conceitos oriundos da Álgebra de Blocos e da Teoria de Sistemas. Trabalhar os princípios de convolução e a modelagem matemática, bem como os efeitos práticos dos diversos tipos de filtros analógicos. Apresentar os conceitos de discretização de sinais e sistemas, bem como o ferramental matemático necessário para tal. Apresentar os filtros digitais de Butterworth, de Chebyschev e de Bessel bem como suas aplicações.

Bibliografia:
1. FERREIRA, B. M. Modelagem e implementação de um sistema de processamento digital de sinais baseado em FPGA para geração de imagens por ultrassom usando o Simulink, Tese de Doutorado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2017.
2. ANDRADE, J. G. e GUARNERI, G. A. Implementação de algoritmos para o processamento de sinais com problemas de qualidade de energia baseados em técnicas de sinais não estacionários, Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica de UTFPR, Pato Branco – Paraná, 2017.
3. OPPENHEIM, A. V. SCHAFER, R. W., Processamento em Tempo Discreto de Sinais. São Paulo, SP: Pearson, 2013.
4. ASSIS, S. S., OLIVEIRA, B. A. S., SASAKI, R. S., SANTOS, F. H. W. Desenvolvimento de um protótipo para classificação de perfi s de pulverização utilizando processamento digital de sinais e redes neurais, Revista Brasileira de Computação Aplicada, Universidade de Passo Fundo, 2019
5. DINIZ, P. S. R. SILVA, E. A. B. NETTO, S. L., Processamento digital de sinais: projeto e análise de sistemas Porto Alegre, RS: Bookman, 2014.

Carga Horária:
10h

Programa:
Conceituação de artigo científico e conceitos de Pesquisa, elementos, etapas e tipos de pesquisa, estrutura de um artigo científico, normas brasileiras e institucionais de formatação, citação e referências, fontes de informação para artigos

Bibliografia:
1. KOCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
2. WAZLAWICK, R. S. Metodologia da pesquisa para ciência da computação. Rio de Janeiro: Elsevier,2008
3. RAMOS, A. Metodologia da pesquisa científica: como uma monografia pode abrir o horizonte do conhecimento, São Paulo: Atlas, 2009.
4. MARCNI, M. de A. e LAKATOS, E. M. Metodologia científica São Paulo, SP: Atlas, 2017.
5. RUIZ, J. Á. Metodologia cientifica: guia para eficiência nos estudos: contém capítulo sobre normas da ABNT, São Paulo, SP: Atlas, 2017

Carga Horária:
30h

Programa:
Introdução a redes veiculares, Características de protocolos veiculares, RS485 RS422, Barramento CAN

Bibliografia:
1. GUIMARÃES, A.A. Eletrônica embarcada automotiva. 1. ed. São Paulo: Érica, 2007.
2. SANTOS, M.M.D. Redes de Comunicação Automotiva. 1. ed. São Paulo: Érica,2014
3. CAPELLI, A. Eletroeletrônica Automotiva 1. Ed. São Paulo, Érica, 2017
4. OLIVEIRA, A. Modelagem Automotiva e de Produtos com Rhinoceros 3.0 e 3ds max 8 editora Érica, 2015.
5. CASTRO, F. D. Motores Automotivos: evolução, manutenção e tendências e-book, 2016

Carga Horária:
75h

Programa:
Palestras com assuntos relevantes ao curso.

      – Normas e Emissões: 30h
      – Telemetria e Troubleshooting: 15h
      – Carros Elétricos/Híbridos: 30h

Carga Horária:
30h

Programa:
Partindo-se do Sistema Internacional de Medidas [SI], apresentar as grandezas físicas fundamentais das quais derivarão as grandezas secundárias, relacionadas ao conceito de medir/medição, calibração, erros de medição, precisão, exatidão.
Conceitos de Extensometria aplicados na criação de sensores de pressão e força, torque. Revisão de conceitos fundamentais como resistivo, capacitivo, indutivo, piezo-elétrico, piezo-resistivo, Hall, temperatura, pressão entre outros. Sensores ópticos, termopares, acelerômetros, MEMS (micro-electro-mechanical systems).
Breve visão sobre motores de combustão Otto/Diesel, sistemas de injeção de combustível, ciclos de combustão e sincronização dos motores mecânicos equipados com sensores e unidades de controle eletrônico.
Software embarcado e unidades de controle eletrônico, detecção de falhas (diagnose), barramentos CAN, legislação de segurança para veículos autônomos (ISO 26262).

Bibliografia:
1. SCHETTERT, P. B. e DENARDIN, G. W. Análise do desempenho do protocolo LoRa para redes de sensores e atuadores sem fio de longo alcance Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica de UTFPR, 2017.
2. S. V Hatch, Computerized Engine Controls, Ninth Edit. New York, USA: Cengage Learning, Inc, 2012.
3. SOUSA, L. M. G. Modelagem e compensação de erro de sensores e atuadores baseados em arduino Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2018.
4. CRUZ NETO, H. J. Otimização do posicionamento de sensores e atuadores para o controle com realimentação de saída utilizando critérios de desempenho quadrático Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, São Paulo, 2018.
5. SANTOS, M.M.D. Redes de Comunicação Automotiva. 1. ed. São Paulo: Érica,2014

Carga Horária:
30h

Programa:
Sistemas de Controle; Modelagem de Sistemas de 1ª Ordem; Modelagem de Sistemas de 2ª Ordem; Identificação de Sistemas Determinísticos; Identificação de Sistemas Estocásticos; Ações de Controle; Controladores PID; Métodos de Sintonia; Discretização de Controladores PID; Arranjos de Controle PID Discreto.

Bibliografia:
1. LATHI, B. P. Sinais de comunicações analógicas e digitais modernos. Editora LTC, Rio de Janeiro. 2012.
2. CARVALHO, J. M. de Introdução a analise de sinais e sistemas. Editora Elsevier, Rio de Janeiro, 2015.
3. ROBERTS, M. J. Fundamentos de sinais e sistemas Editora ArtMed. Porto Alegre. 2010
4. OPPENHEIM, A. V. Sinais e sistemas. Editora Pearson, São Paulo. 2010.
5. SCHEFFER, E. Teoria de controle e servomecanismo SER – SAGAH, Porto Alegre 2018.

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