ABRALA

Publicado em: 18 de novembro de 2024

Luiz Nazário e a Ophicina Digital

Elisangela Lobo Schirigatti
Maurício Silva Gino

 

A produção de animação em Minas Gerais na década de 1980 foi marcada pelas atividades realizadas na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A escola construiu seu acervo em animação a partir de disciplinas como “Técnicas Alternativas de Animação”, “Técnicas Audiovisuais” e ” História da Arte”, além de cursos ofertados pela escola ou por parceiros (NOGUEIRA, 2015). 

As produções nascem de projetos que podem ser financiados ou não. Pode-se destacar duas iniciativas, o projeto Ophicina Digital e a Universidade das Crianças.

Dr Luiz Nazário ¹

Figura 1. Dr Luiz Nazário (2017) e a logo da Ophicina Digital.

O professor titular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais escreveu e dirigiu o primeiro longa-metragem em animação de Minas Gerais, a Trilogia do Caos (2001-2016), produzida com dois Prêmios de Incentivo à Produção, da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte, e da Associação Curta Minas/CEMIG, e animada por jovens artistas da Escola de Belas Artes a partir da pesquisa Animação Expressionista, financiada pelo CNPq.

O roteiro inclui uma narrativa sombria com inspiração no estilo expressionista, sendo a primeira animação de computação gráfica do país produzida em uma universidade. O filme é dividido em três partes, de 20 minutos cada aproximadamente, separadas pelos créditos, totalizando 55 min30s, incluindo apresentação e créditos. A primeira e segunda foram produzidas em 2001 e a última finalizada em 2016. A tela de abertura de cada parte é um fundo preto com letras brancas fazem um pequeno review das anteriores e situa o observador sobre a questão principal a ser desenrolada. A parte sonora não possui diálogos ou narrativa oral, é composta apenas de música de fundo e alguns foleys como por exemplo pessoas batendo palmas, multidão gritando, sussurros. 

A primeira parte denominada “A flor do Caos” (2001) nasceu de um projeto de animação coordenado pelo Professor Luiz Nazário, cujo roteiro ganhou um prêmio da Secretaria Municipal de Cultura, o que permitiu alguns investimentos em equipamentos e formar uma equipe de dois técnicos. Novos recursos vieram financiados pela FAPEMIG, e com outro prêmio vindo da Associação Curta-Minas/CEMIG, para a produção de uma animação em película. Desta maneira, a sala ficou mais equipada e a equipe aumentou, sendo composta por uns doze animadores, todos alunos bolsistas e técnicos da Escola. Esta infraestrutura proporcionou a produção do segundo filme da Trilogia do Caos em quinze computadores, incluindo os da Ophicina Digital e os dos alunos. Na época uma animadora que estagiava em Cleveland, nos EUA contribuía com o projeto ao enviar seus trabalhos por e-mail. 

A segunda parte foi intitulada “Selenita acusa!” e foi datacinada para uma película 35mm. A transferência do HD para a película foi realizado pelo laboratório Megacolor de São Paulo e o processo consistia em transferir as animações feitas no computador, editadas e convertidas em arquivos tiff de alta resolução para a película. Para essa etapa, a animação precisa já estar finalizada, bem como os créditos e a trilha sonora, que foi composta em São Paulo pelo compositor Lelo Nazario, irmão de Nazário. O filme inteiro em HD foi levado pelo próprio Nazário para o Laboratório Curt e Alex de São Paulo para a datacinagem e a sonorização em película 35 mm. Nazario (2005) acredita que esta foi a primeira animação desse formato (digital com transfer em película 35mm) de duração (longa), um fato inédito na Escola e em Minas Gerais.

Durante a existência da Ophicina Digital foram produzidos aproximadamente 50 DVDs com a melhor produção da EBA. Esses DVDs podem ser consultados na Biblioteca. Também foram feitos vários catálogos e o livro Filmoteca Mineira foi publicado. Já a ideia do projeto Filmoteca Mineira era a de conservar os filmes produzidos em Minas aqui em Minas, e não enviar para a Cinemateca.

Notas

¹ É docente, historiador de arte, crítico de cultura e escritor. Colabora para o caderno Aliás, do Estadão. Autor de diversos livros, dentre os quais Da natureza dos monstros (1988), As sombras móveis (1999), Todos os corpos de Pasolini (2007) e O cinema errante (2013).

TV UFMG. PANORÂMICA #10: Trilogia do Caos Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zyxXgZDRV_k>. Acesso em: 15 de mar. de 2024.

NAZARIO, Luiz (Org.). Filmoteca mineira. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes da UFMG, 2004. 117 p.

SILVA, Camila Cristina da. Paixão por preservar: acervos de imagem em movimento da Escola de Belas Artes (UFMG), Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte e Arquivo Público Mineiro. 318f. Dissertação (Mestrado em Artes). Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

SOARES, Alexandre Martins. Memória Audiovisual na Sociedade Informatizada: arquivos físicos e digitais. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.

Trilogia do Caos
Realização
Ophicina digital
Projeto Filmoteca Mineira

Coordenação
Dr Luiz Nazário

PANORÂMICA #10: Trilogia do Caos | teaser
https://www.youtube.com/watch?v=koCjPWHNbeE&list=PLBv8koRm6pO1zAlU4mLsc5Flg-K4hlihs&index=14

Flor do caos (filme curta-metragem)
https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=nk9VoI6ZNBc

ExperimentAnima 2024 - Ophicina Digital: estrutura, projetos e desafios
https://www.youtube.com/watch?v=sQvyDCUGi3Q